sábado, 18 de agosto de 2012

Joaquim Chissano: Há gente com tendência para desprezar e deturpar a história

Comments

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Francisco Moises said...
Li as invençoes de Chissano antes de ler o que mutantesLEO disse em reaçao ao TSOTSI-BYNHYA (aldrabao-bandido)Joaqim Chissano. Nao podia comprender o que ele tentava dizer. Vai em rodeios, estonteado-se de vertigens por causa da carga de crimes que ele pessoalmente cometeu. Talvez que é preciso tomar este gajo para aquela tarde de 1968 em Chang'ombe, zona residencial de Dar Esa Salaam na Tanznaia, onde vivia o Pe. Mateus Pinho Gwenjere. Um grupo de nos estudantes tinhamos ido visitar o Gwenjere, para sauda-lo e comprimenta-lo.
Dois estudantes la estavam permanentemente como guarda-costas de Gwenjere, armados comicamente de matracas, paus, um golpe dos quais podia matar um cao instantaneamente ou um bandido da Frelimo sem mas demora. Numa ponta da casa onde Gwenjere tinha um so quarto, vimos o Chissano parado e verificando em redor.
O que é que o Chissano vinha fazer la? Havia duas causas possiveis: espiar o Gwenjere ou para se entreter com algumas raparigas, uma das quais tinha feito uma criança com Guebuza. Estas raprigas moçambicanas-rodesianas(Zimbabwe agora) eram de virtudes faceis. Dependiam do dinheiro que estes frelimistas lhes davam para viver ou sobreviver.
Quando dissemos a Gwenjere que Chissano estava num cantinho da casa, Gwenjere saiu do seu quarto como um homem possuido por espirito e dirigiu-se ao lugar onde Chissano estava -- coragem increvivel deste homem Gwenjere, tomando em conta que Chissano estava provavelmente armado com uma pistola, que o criminoso nao podeia duvidar em utilisar se se vive ameaçado.
"Chissano, sucas-te daqui," disse Gwenjere.
"Porque," perguntou Chissano.
"Es un assassino. Es um criminoso."
"A quem matei"
Incrivel, Gwenjere deu uma ladainha de nomes como um homem que estivesse a cantar uma cançao cujas palavras conhecia muito bem e desde a muito tempo. Chissano ficou desfeito, humlhado, inclinando-se para o chao, cheio de vergonha.
"Mas o padre é tambem assassino," disse ele. A palavra tambem na frase do Chissano estava a reconhercer e a confirmar que ele tinha na verdade morto pessoas com a sua propria mao como Gwenjere tinha lhe dito.
"Podes me dizer o nome duma unica pessoa que eu tenha morte?"
"O padre vendeu os alunos de Caia a PIDE," disse Chissano. Do que se sabia, Caia nao tinha lieceu. O liceu estava na missao de Murraca que o Padre Charles Pollet tinha insitituido muito contra a vontade do governo portugues. "O padre tambem reza a missa," acrescentou Chissano. Rimo-nos do humilhado Chissano.
"Nao se diz rezar a missa, diz-se dizer a missao," corrigiu-lhe Gwenjere. Rimo-nos a gargalhadas. Chissano ficou mais humilhado antes de dizer: "Padre, pa. Voce nao traz esses seus amigos para se rirem de mim." Rimo nos mais dele. Deixamos o homem no cantinho e regressamos ao canto da casa onde Gwenjere tinha o seu quarto numa casa que alegadamente pertencia a da Frelimo.
Pessoas nao podem fazer ideia do Gwenjere e da sua coragem. Era um homem que uma vez em Caia disse ao um oficial da PIDE que lhe perguntou se ele era portugues. Em respota Gwenjere disse: "quando é que combinamos que sou portugues?"
Era um homem que fazia estremecer Eduardo Mondlane a quem dizia frontalmente para sair da presidencia da Frelimo porque estragava tudo na organisaçao. Obviamente Mondlane nao tinha o nivel de portugues para enfrentar Gwenjere e ninguem na liderança da Frelimo podia enfrentar o filosofo que era Gwenjere. Ninguem mesmo. Todos estes dirigentes da Frelimo tinham medo dele, primeiro visto que Gwenjere lhes corrigia o seu portugues que falavam antes de analisar filosoficsmanete o que diziam filosoficamente.
Em lamentaçao um dia Mondlane disse a mim e a outros que estiveram a comer comigo numa mesa:"eu respeito muito o padre Gwenjere. É um homem muito educado, mas nao gosto da maneira como age."
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mutantesLEO said...
faço um exercício enorme para tentar compreender o CORRUPTO chissano. será que este homem continua no activo?
parece-me que o homem tem saudades dos TEMPOS PASSADOS onde O PACTO DE SANGUE era o modus operandis deste camarada e seus sequazes.
a historia rege que antes e depois da independencia, a FRELIMO COMBATIA-SE. este combate da FRELIMO contra FRELIMO produziu consequencias que minaram o desenvolvimento economico e humano do país. muitos moçambicanos letrados deixaram o pais, que deviam ser uma mais valia de moçambique pos-independencia.
a GUERRA CIVIL 1976, camarada, é um produto da resistencia do POVO moçambicano contra o COLONIALISMO INTERNO perpretado pelos "MABHINYAS - BANDIDOS"de GAZA.
NÂO precisa DHLAKAMA ou ANDRÉ ser fundadores do movimento de LIBERTAÇÂO:RENAMO ( libertaçao do povo moçambicano do jugo da FRELIMO), mas sim A SUA PAIXÂO por um moçambique libre da TIRANIA DOS ANALFABETOS MAOISTAS: MAO-FRELIMISTAS.
POLITICAS selvagens dos MAO-FRELIMISTAS, o sacrificio de homens honesto e inteligentes dentre os quais incluem URIAS SIMANGO, MATEUS PIO GWENGERE, NUNGU, MAGAIA, JOANA, CELIA produziu a GERRA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL(GERRA CIVIL) que durou 16 anos.
A QUESTAO CHISSANO: O CHISSANISMO POLITICO


CHISSANO aparece aqui mostrando mais uma vez SUA IGNORÂNCIA de HISTORIA. ELE se considera o PATRONO de UM SABER CONSCIENCTE DA MEMORIA COMUM reclamando PARA SI A HEROICIDADE: a HISTORIA DOS GRANDES e dos ASSASSINOS. essa maneira de pensar de CHISSANO e um produto de MEDO da JUTIÇA FRAGIL MOÇAMBICANA. ele vive ATORMENTADO pelo SEU PASSADO SUJO: que PENA MORRER NO MEDO DA JUSTIÇA: POBRE HOMEM.
HISTORIA DA FRELIMO e uma historia dominada mesmo por MENTIRAS SISTEMATICAS.
camarada CHISSANO CALA-TE: TOMATINHO VELHO. pensas que os moçambicanos vao aceitar engolir tuas MENTIRAS.
FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

1 comentário:

Anónimo disse...

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