quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Assassinato de Orlando Cristina e a Morte dos Irmãos Bomba – Um esclarecimento (2)

Comments

1
Francisco Moises said...
JJLabort,
Audivi clamorem tuam (Ouvi o seu pedido). Nao abandono o esforco que nunca abandonei em bons tempos e em maus tempos. Estarei aqui de cabeca erguida, mais pondo mais esforco na escrita em casa com vista a publicar em forma mais ampliada o que vinha dizendo em resumo aqui sobre a historia contemporanea de Mocambique. Estarei aqui nao tao frequentemente como dantes, pois estou mais do que decidido a evitar entrar em discussoes ou dialogo com cabecas que nao utilisam parametros de raciocinio commum, consequente e cartesiano. Nao reagirei ao que dirao nem quando reagirem ao que eu disser duma maneira irracional visto que "cum brutis non est disputandum (nao se pode argumnetar com ignorantes)".
Poderei so dialogar quando depois de analisar um comentario e ver que o pensamento esta dentro de parametros da logica cartesiana. Tudo o que soara ilogico sera descartado.
Estarei aqui de tempo a tempo a dar factos historicos que conheco e vivi e isto sem receio nem favor a quem quer que seja.
Esta nova onda que invade e tenta descartar o uso da logica aqui e um sinal de desespero por aqueles que tem muito a prestar contas por seus crimes e violacoes dos direitos humanos. Intimidar e uma das suas maneiras de operar.
Francisco Nota Moises


2
Wana Gungunhana said...
Wana Gungunhana!

3
Beirense da Manga said...
Senhor Ismail Osman ou "caterva",
Se acha que tem o Dom da Razão, peço-lhe que seja coerente!
Não ponha "chifres" em vacas!
Não profane e blasfeme!
Parece um mandatário de "alguém" para desviar a atenção dos relatos WIKILEAKS (implicados em Afeganistão, Paquistão - e alguns proeminentes membros da comunidade muçulmana em Moçambique)!
Quer quase dizer que a Al Caeda, maçonaria, sionismo e quejandos indirectamente "protegem" a maioria das entidades governamentais da cúpula moçambicana!
Lembre-se que Países houve "excessos", sejam religiosos ou políticos, terminaram em "encrencas e regabofe" e o SER HUMANO desrespeitado, e tratado como cão!
NÃO TENTE DISPERSAR AS "ONDAS WIKILEAKS"!
Senhores JJL, Licos,Nota, não valerá a pena responder a uma "ONDA DISPERSANTE", com parece ser o comentário do Sr Ismail Osman!
Não invoque o nome de Allah em vão!Isso é blasfémia, Sr. Ismail Osman!
Não misture "alhos com bugalhos"!SEJA COERENTE!LUNÁTICO!
4
Wana Gungunhana said...
Eu bebeu suruma nos teus olhos ana maria. ou foi do mal coado? ou foi do tontonto estragado deu maluco mesmo no cabeça? confusionista, canganhiça, só xiconhocas aqui, waiêêê! Fala verdade irmãos, ni kumbela!
Wana Gungunhana!
5
Ismail Osman said...
No Corão, os anjos que são enviados para destruir Sodoma e Gomorra dizem
– ‘Fomos enviados contra uma nação malévola, para que sobre ela lancemos uma chuva de pedras de barro gravadas pelo vosso Senhor para a destruição dos pecadores’. Interessante – esta será como uma promíscua dispersão de informação escrita num meio que dure para sempre. Como de pólen levado pelo vento – num qualquer tipo de analogia.” Que seja o nosso país temente a Allah evite a corrupção e seja poupado ao cataclismo dos homens e ao do Altíssimo
Sobre o que colocámos. Não se ofende ninguém no que tenho escrito perante os Irmãos. Links só abriu quem quis e se atreveu a espreitar o abismo da perdição.
Sobre o País. Há que acordar o Povo e aqueles que temos já no seio da Frelimo mesmo no CC e no BP que como adormecidos estão mas irão despertar ao sinal.
Sobre as insinuações que nos fazem: Hoje é-se sempre o taliban ou a al-qaeda (a base) o terrorista de alguem como antes era-se o fascista ou comunista. Bastava nao agradarmos. E servia o objectivo de demonização.
Nos EUA na Europa em Africa ou na Asia é fácil lançar o dito. Mas ah! oh! dos que investigarem sob os véus sujos da política. Quem criou a alqaeda, armou os talibãs e o chechenis?
O Islamismo é Lei de Paz. Não fazemos sequer de Moçambique terreno de batalha entre Sunnis e Shiais ou Ismaelitas. Allah, louvado o Seu nome, sabe que se quer apenas uma ligação una DO CAIRO AO CABO onde o Islão floresça. o verde e a água cantem numa moldura paradisíaca que veja o fim da fome e da miséria e seja uma antecâmara no caminho para o Digníssimo. Insh'Allah!
Pela perseverança, conversão e Paz, se compreenda que a libertação se entende para a Palestina como se entendeu para a África do Sul. Os pretextos e as raízes da injustiça são os mesmos que estiveram presentes na luta anti-aparteid.

LLaboret, Nota, Licos, serviram os mestres do sionismo internacional, do apartheid e ou da masonaria. Bush, Obama, até Lula da Silva e as suas sociedades secretas, Skull and Bones, Illuminati, Bilderberg, Trilateral, Comité de relações externas - USA, visam uma conspiração e plano global para reduzir a população do mundo de 6 bilioes para 500 milhoes. Allah quer o crescer do Povo. Os globalistas e da Nova Ordem Mundial não. Querem a chacina. Africa como armazem de materia prima. Maçonaria portuguesa - um dos ramos - clama ter nas maos 80% do executivo moçambicano. Pelo que investiguem, leiem.
Allah é paz e amor, esperança, vida, perdão, clemência. Vejam os Seus 99 nomes: http://www.youtube.com/watch?v=JcgAsZ0Moks
Vosso, Ismail Osman
6
licos ivar said...
Antes de vos deixar permitam-me por favor dizer duas palavras: Agradeço ao sr. Gil,por ter- se preocupado tanto em criar um blog- blog este que, passo por passo, dia por dia veio esclarecr certos factos historicos do nosso País. Infelizmente,certos individuos nao compreederam ( e nunca compreenderao)o objectivo deste bolg. Que pena! Este bolg bem utilizado poderia ajudar à muitos historiadres moçambicanos a escreverem a verdadeira Historia de Moçambique.Sinceros, sinceros agradecimentos ao sr. Francisco Nota( o qual respeito imenso) por ter me dado chance de saber muitos muitos detalhes, sobre a Frelimo e a Renamo. Queiramos ou não ,estes dois partidos jogaram e ainda hoje continuam a jogar um papel importante na Historia de Moçambique. Aos que ainda não estao convecidos direi o seguinte: Jamais teremos o Moçambique dos anos 70 ou 80....Isto é indiscutivel! Conseguiremos ter um Moçambique prospero com instituiçoes democraticas? Sim, mas vai levar um tempo.Alguem acusou-me de ser contra os brancos......que pena, que a tal pessoa pense assim. Mas eu nao vou insultar na tal pessoa porque a tal pessoa tem o direto de pensar no quer mas que me permita dizer que está completamente errada.Nõa vou entrar aqui em detalhes porque a tal pessoa está errada, porque a tal pessoa não quer ouvir às opinioes dos outros e está convecida ( muita convecida)que está certa.Está tao convecida em afirmar que o sr. Gil foi membro da pide,que o sr. Nota foi lacaio dos ingleses, o Latino, lacaio dos italianos. A tal pessoa, repito: pode pensar o quer mas que faça o minimo de respeitar os outros e se acusa à alguem que apresente factos reais e provas, provas...não calunias. Foi prazer de ter participado neste blog e, se ofendi à alguem peço minhas desculpas.Essa não era minha intençao. Que pena, juntos neste blog poderiamos apreender muito e assim os graves erros do passado não voltariam a ser repetidos.
Boas entradas e façam o maximo de se respeitarem como pessoas civilizadas e adultas. Evitem calunias, se puderem.
Adeus
Licos Ivar
7
JJLABORET said...
ERRATA E MEU PEDIDO DE PERDÃO AO GRANDE MACHADO DA GRAÇA!
Quis dizer MIA COUTO.
Portanto onde está Machado da Graça (grande) leia-se Mia Couto.
JJLABORET, Santos, São Paulo, Brasil.
8
JJLABORET said...
AOS CAROS LICOS IVAR, FRANCISCO NOTA MOISÉS E OS DEMAIS
Que é isso de desistir?
Que é isso de fugir aos ISLÂMICOS agora a serviço da frelimo para desmoralizar o blog afugentando seus comentadores mais assíduos?
A Frelimo não conseguiu com os seus "paus mandados", por serem fracos no campo das idéias, e COMPRARAM os soldados da "sharia", os islâmicos que, acostumados a darem pouco valor às vidas próprias e menos ainda às do restante dos povos, pouco tem de pudor em destruir preceitos da democracia onde essa estiver! A Frelimo agora têm gente para tudo!
Vamos então figir? Ao diabo com eles!
Continuemos comentando segundo os critérios que sempre tivemos.
Ao Fernando Gil, peço que continue com a mesma isenção, e NÃO OS PROIBA DE AQUI ESTAR, porque os que aqui lêem, têm discernimento do que é certo e do que é apenas provocação e manipulação, seja ela política, seja ela religiosa já agora introduzida pelos "islâmicos" em paga da FRELIMO.
Aos comentadores do blog, temos uma cruzada que não pode ser abandonada! O ESCLARECIMENTO DA VERDADE HISTÓRICA pelo prisma de outros que também a viveram. E a história não se resume apenas ao passado, seja esse remoto ou recente, como também a fatos atuais, presentes!
Caro Francisco Moisés,
Sua capitulação:
"Embora nao tenha mais interesse de continuar a escrever por enquanto"....
É a primeira vitória deles por aqui! Devem estar soltando foguetes de artifício, quiçá não estejam até disparando rajadas verdadeiras de AK-47 para o alto!
NÃO ESPERO ASSIM DO SENHOR! DEDIQUE-SE A CONRINUAR ESCLARECENDO AQUI A HISTÓRIA, E, DADA A SUA FINURA, SE QUISER, DEIXE COMIGO AS RESPOSTAS AOS CÃES, POIS LHES DECIFRO A LINGUAGEM, E POR QUE SEI NAVEGAR EM TODAS E QUAISQUER ÁGUAS, SEM DELAS BEBER!
Lembre-se que sou um engenheiro, com vivência no meio do operariado mais simples das obras civis, e tenho assimilada ao lado da acadêmica a linguagem simples ou chula que tal corja entende.
Lógicamente que aqui não posso colocá-los e catalogá-los em tal jargão, mas posso até chegar perto do limite possível sem ofender gente de bem USANDO APENAS FILIGRANAS.
Caro Licos Ivar,
Quanto apreço tenho por si!
Quanto apreço as pessoas de bem tem por seus escritos verdadeiros!
Fico triste com essa frase:
..."PARO DE CONTRIBUIR NESTE BLOG."...
Caro amigo,
Quando serviu à sua pátria (como servi a minha no serviço militar obrigatório) deixaria as fileiras acovardado apenas frente a "bonecos" colocados em posição pelo inimigo? PASSEMOS POR CIMA DOS BONECOS! Não fuja, pois!
Você, caro amigo, TEM A VERDADE, e saiba que em todos os tempos a verdade está para ser atacada, escamoteada, desmoralizada, vilipendiada! Estudos científicos adiantados ensinam "como escamotear a verdade" e é o manual de que se utilizam marxistas, comunistas, títeres de todos os matizes, e até RELIGIOSOS ISLÂMICOS, SEJAM ESSES RADICAIS OU NÃO, POIS SUA FÉ OS EQUIPARA NA INSANIDADE!
QUE É ISSO?
SE FEZ POR DEMAIS IMPORTANTER NESTE BLOG E "NÃO TEM O DIREITO DE SAIR ASSIM" por causa de uma "GISELA CUMBA", um "ISMAIL OSMAN" ou cães da mesma sub-raça, que aparecem em tempos de lua cheia para assustar uivando em cima de montes de feno.
Entregando-se à Frelimo?
NÃO AMIGO! AVANTE! O sacrifício só é dado aos que falam e agem com a verdade! Tenhamos isso em conta! Eles não predominarão sobre nossa consciência.
Eu não sucumbirei por HONRA, mesmo porque em determinada hora critiquei a sucumbência de Machado da Graça aos desígnios frelimistas.
A sí, ao Nota Moisés e a todos aqueles que ten honra, dedico-lhes o poema de Rudyar Kippling:
"IF"
Se...
Se és capaz de manter a tua calma quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa...
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa...
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou enganodo, não mentir ao mentiroso,
Ou sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares...
e não parecendo ser bom demais nem pretensioso,
Se és capaz de pensar sem que a isso só te atires...
de sonhar sem fazer dos sonhos teus senhores,
Se encontrando a Desgraça e o Triunfo conseguires,
tratar da mesma forma esses dois impostores...
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste...
E as coisas por que deste a vida, estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste...
Se és capaz de arriscar, numa única parada,
tudo o que ganhaste em toda a tua vida...
E perder, e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado voltar ao ponto de partida...
De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
e dar seja o que for que neles ainda exista...
E a persistir assim quando, exaustos, contudo,
resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!"...
Se és capaz de entre a plebe não te corromperes,
e, entre reis, não perder a naturalidade...
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade...
Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho...
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo,
e, o que ainda é muito mais, és um homem, meu filho!
Em destaque:
..."De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
e dar seja o que for que neles ainda exista...
E a persistir assim quando, exaustos, contudo,
resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!"...
JJLABORET, Santos, São Paulo, Brasil
9
Fernando Gil said...
Caros amigos
Não tornem difícil ou impossível ser "prior nesta freguesia(blog)".
Há muitas maneiras de destruir o que incomoda. O caminho que alguns estão a seguir nos seus comentários e "ataques" é um deles: desacreditar. Mas aqueles que nada têm a esconder, que serão a maioria, faço-os intelectualmente superiores. Os outros servirão os seus "patrões". Sobre os links aqui colocados por Ismail Osman encontra-se este aviso à entrada: "Aviso sobre conteúdos
Alguns dos leitores deste blogue contactaram o Google porque acham que o conteúdo do mesmo é reprovável. Regra geral, o Google não avalia nem subscreve o conteúdo deste ou de qualquer outro blogue. Para mais informações sobre as nossas políticas relacionadas com os conteúdos, visite a página dos Termos do serviço do Blogger.
Compreendo e pretendo continuar Não pretendo continuar".
Assim só lá entrará quem voluntariamente o quiser fazer.
E apenas peço que não "enrolemos", com repetições escusadas, o que já foi dito e escrito. Compreendo ser dificil a quem sofreu no corpo e alma sevícias de quem quer que seja que aceite remomerar determinadas situações e factos. O importante é que fiquem registados para a HISTÒRIA, com veracidade, para que se não repita, na forma, embora noutras circuntâncias, as mesmas situações.
Um abraço a todos os que vêm ao MOÇAMBIQUE PARA TODOS e votos de um 2011 próspero e com muita saúde.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
10
JJLABORET said...
A FRELIMO ENCONTROU A GENTE MAIS MISERÁVEL E DESPUDORADA PARA ENTRAR AQUI E COMEÇAR A SOLAPAR O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO DA OPINIÃO. QUERAM TESTAR ATÉ ONDE VAI O LIMITE DO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO DO BLOB, EM PERMITIR QUE USEM ATAQUES PESSOAIS EM DESPREZO DO CONTEÚDO COLOCADO AO DEBATE.
Tentam manipular a opinião pública, até mesmo colocando em dúvida a arte poética do grande Craveirinha, com uma montagem fotográfica feita pelo dono do blog, para ilustrar a poesia QUE EM NADA É PORNOGRÁFICA mas sim um louvor artístico à anatomia feminina. A FOTO ADREDEMENTE COLOCADA PELO DONO DO TAL BLOG, ESSA SIM É PORNOGRÁFICA!
No poema " GEOMETRIA DAS TUAS NÁDEGAS", Craveirinha divaga e sonha na poesia como tanto outros milhares de grandes poetas, inclusive aqui tivemos Castro Alves e Portugal teve outros tantos memoráveis que vagaram na geometria de um corpo feminino com tanta graça e suavidade que seria até sacrilégio entender obscenidade na sua arte. Tal como seria sacrilégio imaginas obscenidade em algum anjo nú das pinturas de Michelângelo e outros pintores sacros.
A FOTO COLOCADA COMO ILUSTRAÇÃO NÃO É DA RESPONSABILIDADE DE CRAVEIRINHA, E NÃO DATA DA ÉPOCA DO POEMA!
As técnicas de entrelaçamento de texto e pixelização de fotos denunciam a disparidade e a montagem.
Saiba senhor Ismail Osman,
Tenho todos os poemas de Craveirinha, e em nhum deles foi editada ilustração fotográfica, inda mais ao saber-se que a foto é de data relativamente recente, quando Craveirinha não mais estava entre os vivos para autorizá-la. PODE ATÉ SER GENTE ISLÂMICA, SUA, QUE EDITA OS TAIS BLOGS (essa palavra "shidua" em que lingua é?) com a única finalidade de deturpar e tornar pornográfica a arte!
Vem a lume que o senhor fica procurando incessantemente esse tipo de coisa na NET, para, quem sabe, saciar instintos onânicos! Depois, saciado, ataca o objeto do seu pecado com PRURIDOS DE PURITANO DA SHARIA! /cabra safado/
A alusão feita pelo senhor Ismaíl Osman a Craveirinha, manipulando seu poema e juntando uma FOTO PORNOGRÁFICA como se dele tivesse sido a autoria e fizesse ela PARTE DO POEMA, mostra que é sem caráter, sem vergonha e de mente suja. UM SALAFRÁRIO, BROTO DA RELIGIOSIDADE CONCUSPICENTE ISlÂMICA QUE FORMA TAIS ABERRAÇÕES HUMANAS de pensamentos demoníacos QUE FICAM MELHOR EXPLICADOS NOS VERSOS SATÂNICOS de Salmon Rushidie, que agora passo a compreender melhor. E já agora, entendo que são mesmo todos iguais esses islâmicos! E eu não pensava asSim até agora.
Senhor Ismail Osman, retiro já agora, todo o tratamento respeitoso que INADVERTIDAMENTE lhe dediquei no meu comentário anterior, mesmo por que aqui neste blog uma senhora de respeito se sentiu ofendida por confiar em si, seguir o link que deu e ser levada a uma imagem chocante.
E para sí já me basta!
A vós, senhor
Daniel Magumba
Não preciso das terras de Moçambique para gostar do seu povo por um laço íntimo com uma da sua gente. E meu interesse todo se dá em promessa de túmulo: A Frelimo terá de mim o ódio a conta gotas! Isto já foi explicado por aqui e todos sabem menos o senhor, mesmo por que, como cão, não tem importância nenhuma sabê-lo. Sua matilha:
..."Abraço pois o meu irmão muçulmano e a irmã Gisela."...
E tome tratamento por igual a sí, desde que citou-me nominalmente! Porém como não passou de uma citação irônica ao meu nome, poupo-lhe de o adjetivar mais que isso e gastar tempo consigo.
À dama da espada moura,
Gisela Cumba
Tratarei a senhora como objeto, tal como os islâmicos tratam as mulheres no seu país. Mesmo por que desde pequenas são-lhes retirados do corpo alguns órgãos genitais que caracterizam MULHERES REAIS, para que não tenham prazer e sejam apenas objeto do prazer individual so "macho". Assim, a senhora é um objeto e não pode fugir disso!
Como "coisa/objeto", com certeza deve ter visto as imagens que chocaram UMA MULHER REAL aqui neste blog, imagens essa colocada por seu defensor islâmico, um certo Ismail de tal, sem o mínimo cuidado de que ao acreditar e seguir o link dado, poderia chocar respeitáveis SENHORAS que aqui têm leitura. Mas "coisas/objetos" são seres inanimados, sem moto/vontade própria, movimentadas por cordões manobrados por alguém!
Reporto-me agora ao seu últiumo comentário onde porta e posta mensagem do sr. Paulo Oliveira, que diz da possibilidade de "abrir processo" mas que não o faz de agora, e que "nem preciso gastar tempo com os pobres diabos e que cães ladram e carroça passa"...
Ao seu amigo P. Oliveira, como o chama, incito-o a "abrir processo", pois sei desde já da inocuidade de tal ação e que só confirmaria ser ele um "asno" com todo respeito pelos asnos. Digo isso por que também vago na juricidade do Direito mesmo que apenas um engenheiro.
A senhora/objeto escolheu uma sombra fictícia, que a qualquer momento lhe pode fugir. Que tal esse Paulo Oliveira (que sequer me ofendeu, porém ao ser citado pela senhora já se sujou sem querer pela sua boca) LEVANTAR PROCESSO CONTRA MIM?
Tenho algumas posses de valor razoável, e bem que poderia "faturar" algum, sobre mim! Para facilitar-lhe, VOU EU ASSUMIR COMO MINHAS TODAS AS PALAVRAS DITAS PELOS INTERVENIENTES DESSE BLOG A QUALQUER TEMPO SOBRE SÍ. Taí... Mãos à obra.
Quanto ao lado cultural, do conhecimento e do saber, nem você senhora/objeto, e nem ele (P. Oliveira) se igualariam a mim. No lado econômico, menos ainda, porque com trabalho cimentei meu caminho para uma aposentadoria feliz que me dá oportunidade para extravagâncias quando as quero, inclusive viajar pelo mundo, ter fazenda no Mato Grosso, alugar helicópteros, estar num transatlântico em cruzeiro pelas costas do Brasil e ainda me sujar de terra e poeira em rallys nas estradas de terra batida dos sertões brasileiros. Em ocasiões, posso estar bebendo uma caipirinha num boteco, outras fazendo parte de uma comitiva empresarial jundo com o governador do Estado. Isso com a maior naturalidade , como a tive quando escolhi PARA COMPANHEIRA PERPÉTUA uma negra Moçambicana, que ajudou moldar o meu caráter universal. Portanto, RACISTA NÃO SOU, tirando de sí uma oportunidade de me catalogar, como é do feitio de gente (gente) como a senhora/objeto!
Mas meu hobby principal é, como doença, vício, NAVEGAR E OPINAR NA INTERNET, onde todos, RIGOROSAMENTE "TODOS" SÃO IGUAIS.
Eu me rio com a frase: "pobres diabos"...
Vamos ver que está "ralando como um coitado", limpando mesas de bar para sobreviver em Espanha, por que sei que "fazer sites" não é suficiente para "livrar" o aluguel de um apartamento em Andorra. E quanto a essa "www.dokkumenta.", uma única máquina colheitadeira de soja ou arroz da minha loja de equipamentos, poderia pagar-lhe o preço, para qua não se faça "ORGULHOSO" com o que possui de possíveis e imagináveis (dada sua antecedência) roubos feitos na vida pregressa.
Que respeito merece alguém que sequer pode mostrar o rosto altivamente? Tem que estar escondida como que com vergonha do semblante que se diz, lhe foi dado por seu Deus? Que respeito tem quem sucumbe à escravidão de um homem sequer, a mando de uma crença em algum livro de opressão (como Sharia, Bíblia, etc.)feito por mentes depravadas de "profetas" lascivos, para os quais "quanto mais sofrimento à mulher, mais essa fica mais apetitosa e submissa?
A senhora recebeu mais atenção do que costumo dar às minhas cadelas. Volto agora a cuidar delas, que são mais inteligentes e tem mais utilidade no reino animal de que a senhora se faz parte!
Voltem-se contra mim, pois que NÃO DESISTO NUNCA ANTE PORCOS INFAMES, pois que navego com naturalidade e altivez no meio da riqueza e da pobreza, sobre o tapete persa e sobre a lama, ante o céu e ante o inferno, ante reis, principes e também ante mendigos FALANDO A LÍNGUA CABÍVEL PARA TAIS OCASIÕES!
Seus porcos!


11
Francisco Moises said...
Embora nao tenha mais interesse de continuar a escrever por enquanto, tenho que chamar a atençao de amigo Gil sobre as fotografias altamente ofensives eroticas que Ismal Osman colou nesta coluna. Nao posso imaginar que alguem no seu raciocinio balançado podia ter colocado estas fotografias num blog onde as pessoas pensam e articulam as suas ideias sobre Moçambique. Agora entendo porque Cindy Roberts viu-se ofendida por tal material. Por favor, actue e retire este material que demonstra uma falta total para a dignidade das mulheres. Este blog vai perder dignidade se isto estar acontecer. Sinto-me envergonhado que a invasao deste blog por al-qaidas começa a destruir a fibra moral.
Embora a minha contribuiçao para por enquanto, estarei ca a ler o blog, uma das minhas poucas ligaçoes com a lingua portuguesa.
Francisco Nota Moises
12
ue se dez zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz said...
Licos Ivar tem razao. Parece-me que ultimamente este blog caiu nas maos de A-Qaida e doutras pessoas que o utilisam com pouco raciocinio. Para a minha parte, tudo começou com um alguem que decidiu usar este blog para continuar uma guerra antiga contra mim, chamando-me tantos nomes quanto possiveis alegando que eu tinha introduzido a ideia da pena de morte enquanto o preambulo daquele comentario sobre o programa da Renamo claramente diz que o que la esta escrito foi debatido numa reuniao da Renamo para onde ele nao foi convidado -- a razao da sua inimizade e odio implacaveis contra Evo Fernandes e Orlando Cristina.
A reuniao teve lugar naquela farma onde Orlando Cristina viria a ser abatido e nao em Gaza. Em condiçoes que trabalhavamos nao se podia dizer que a reuniao teve lugar na Africa do sul. Teve que se dizer uma outra coisa. No pais onde vivia, passaria mal se tivesse dito que tres des nos, refugiados moçambicanos tinhamos ido a Africa do Sul. Foram feitos arranjos com os sul africanos para nao carimbarem os nossos passaportes. Com carimbos sul africanos, nao seriamos mais admitidos no entao nosso pais de exilio. Onde iriamos viver?
O individuo mentiroso, nao o nomeo mais, que ja denuncie neste blog, mas reservando me o direito de dizer mais dos seus feitos se me provocar mais, resolveu dizer que eu tinha planeado matar Evo Fernandes e Orlando Cristina. Coisa que ja denuncie com mentira. Como é que eu ia matar ou mandar matar pessoas que viviam muito longe de me and nao tinha meios para fazer.
Demois chamou-me "homicida." Mesmo se o que disse fosse verdade, ele nao sabe que um pensamento per se ou plano criminal nao perpetrado nao constitue um crime na lei. Nao é a sua culpa. É falta de educaçao legal. Portanto, nesta veia de ideias, uma pessoa que planea matar um outra pessoa e nao chega de faze-lo, nao pode ser designado "homicida" porque nao pode haver crime sem acçao. Para haver um crime é preciso, como se diz na lingua legal,"mens rea et actus reus (uma mente criminosa e um acto criminoso)."
Este individuo é fabricador de mentiras e invençoes. Pode até fabricar mentiras escritas. Conheço-o como um homem de odio implacavel e sem escrupulos. Podia dar aqui uma ladainha das suas mentiras no passado quando via os seus argumentos derrotados.
Conheço-o muito bem, razao pela qual nao reagi quando Gil colocou aqui a explicaçao expandida como o artigo diz sobre o programa da Renamo, escrito a partir de notas que tinha durante a reuniao.
Paciencia que em circunstancias actuais nao possa detalhar sobre aquela reuniao, mas nao desconto regressar aqui porque considero que historiadores e intelectuais, principlamente aqueles que queiram fazer pesquisas, tem o direito a informaçao, boa ou ma, mas nao mentiras. É por isto que falei da reuniao da Africa do sul, coisa que ninguem jamais admitiu na historia da Renamo.
Este blog esta agora nas maos de pessoas que querem defender o totalitalismo da Frelimo sem raciocinio e de al-qaidas que fomentam o odio contra judeus e outras pessoas de que nao gostam.
Como Licos Ivar, tambem de-escalo a minha participaçao nos debates deste blog até que pessoas tornem-se mais razoaveis e argumentem dentro de parametros de raciocinio comum. Como diz o velho ditado latino: "cum brutis non est disptandum (é impossivel argumentar com brutos)".
Nao desconto vir a regressar para historiar sobre a reuniao de 1982, que foi muito dominado por Evo Fernandes para impor as suas ideias. Era um bom homem mais nao tinha escrupulos com as suas palavras tais como "Mahluza nao merece viver" ou tal ou tal "nao merece viver."
NOTA BENE: Infelizmente 7 à 8 individuos dos 12 aquela reuniao ja morreram, incluindo 2 (ou 3) dos 4 militares, Orlando Cristina, Evo Fernandes, Fanuel Mahluza, e os 2 irmaos Bomba.
13
Gisela Cumba said...
Boa tarde! Sei que senhor P Oliveira tem estado ausente em Espanha na provincia de Andorra penso e voltara amanhã. Falei com ele que riu bem quando contei o que vinha nos postes
- diz que se necessario põe processo mas que acha bem "nem preciso gastar tempo com os pobres diabos e que cães ladram e carroça passa". Não tem problema juridico ou judiciais, trabalha bem como empresario individual faz sites web e no escritorio www.dokkumenta.com de documentação e serviços, viaja bem , não tem dívida a pulhas de bancos ou terceiros e que está-se a borrifar para essa gentinha que ja não cheira a Moçambique "Vão trabalhar malandros!" dise ele. Acho tem razão pois. Diz vai publicar aqui a responder pode ser amanha, depois.
Gisela C.
14
Prof. Daniel Magumba said...
Caros compatriotas
Leio leio leio... Posso criticar estas novas lufadas que chegam?
Deploro as palavras do Dr. Nota se apelou de facto à liquidação do Dr. Evo e apoiaria a reinstituição da pena de morte no nosso País mesmo que à luz do Direito. Sou abnegadamente contra. Como lamento que critiquem aqui cidadãos brancos portugueses mas talvez de alma moçambicanos e que conheci e têm mais tempo de solo moçambicano do que o Sr. Nota ou o Sr. Licos ou JJLaboret por exemplo.
São duros os links expostos por Osman mas são apenas links. E entronca no que deploro ser o abuso das palavras de Craveirinha por gente maçon como ele provavelmente. Abraço pois o meu irmão muçulmano e a irmã Gisela.
Actual considero sempre o debate sobre semitismo ou não, internacional judaica e verdade. Recomendo bem a propósito o livro do ex presidente americano Jimmy Carter, Palestina Paz Sim Apartheid Não, onde denuncia o muro erguido pelos judeus, e mais ainda a interferência ilegal à luz da lei americana mas que é inevitável do lobby judaico nos patrocínios eleitorais americanos e respectivas campanhas. Se juntarmos a isto o Ariel Sharon a vangloriar-se no Knesset: não tenhamos medo dos americanos que nós é que controlamos a política americana, - está tudo dito.
Apenas este aviso à navegação pretendo deixar aqui com o meu humilde conhecimento.
No demais, canso de ver a violência à solta que brota na nossa capital e em todo o Moçambique, estas sementes de ódio regadas pelas desigualdades e injustiças que os ganhadores da guerra souberam cuidar a favor deles e contra o povo. Enquanto houver droga balas e arrogância à solta, o país continuará amarrado.
Vosso, Daniel MAGUMBA
15
licos ivar said...
QUE PENA,HA MAIS INSULTOS QUE ANALISES NESTE BLOG- ANALISES ESTAS QUE DEVERIAM AJUDAR A TODOS NÓS DE SABER MAIS SOBRE A HISTORIA DO PASSADO DO NOSSO PAÍS.QUE PENA! PARO DE CONTRIBUIR NESTE BLOG. A TODOS BOAS ENTRADAS.
LICOS
16
cindy roberts said...
Meu Irmao Ismail Osman:
Tenha por favor respeito nas mulheres...não publique imagens de caracter pornografico de mulheres neste blog.Imagino que voce tenha uma mae,irma, filha. serão fotos da sua filha,irma?. Agradecemos imenso, mas não desejamos de ver estas fotos.
Meu irmão,aonde é que está o teu cerebro?
17
JJLABORET said...
Allah u Akhbar
Deus é Grande
Caro Ismail Osman,
Meus respeitos por ter defendido sua amiga sem partir para ofensas a ninguém! Mostra ter conhecimento e luz dado por Allah, que com certeza desaprovaria vê-lo a partir para ofensas o que em nada ajudaria a causa dos seguidores fiéis do islão.
Não concordo com tudo o que disse, apenas por sabê-lo que na parte onde a sua amiga insulta a todos gratuitamente, esse justo de Allah NÃO O FARIA, por ser contra a misericórdia que emana dos seus ensinamentos do Corão. Porém não o discordo com afronta gratuita. NOSSO DEUS É O MESMO, MUDANDO APENAS O IDIOMA EM QUE O INVOCAMOS E FALAMOS. NOSSOS PROFETAS É QUE SÃO DE OUTRA LINHAGEM UM DO OUTRO MAS AMBOS FORAM PROFETAS, QUE MALDITO SEJA QUEM O NEGAR!
Abração e meus respeitos pela educação. Participe mais.
18
Isménia Cossa said...
É preciso chamar os animais pelos nomes. É preciso usar violência se for para defender o povo dos agentes e provocador estrangeiros pode ser CIA da Boss ou dos 'maputokezi', mas não usar violencia indiscriminada nem contra o povo. Renamo dizia que quando há cobra tem de matar nao importa de onde vem a arma, por isso aceitou ajuda do Vorster e do Botha e do Smith. Frelimo recebeu dos camaradas russos sovieticos e do povo irmao de Cuba. O Sr Nota sabe o papel da BBC neste processo todo? Es ingenuo? Sera que todos esses jornalistas que estiveram e estao connosco foram todos pelo o povo, de esquerda? Ian Christie, Henlon, Fauvets? Qual deles nao trabalhou ou trabalha para os serviços de espionagem da Inglaterra como diz o meu irmao que foi da Segurança? ele diz que isso é sagrado mesmo e nao pode falar. Aqui do caso dos Bombas porque não falam nunca do médico agora Constantino Reis, está lá em Portugal em Leiria, medico da equipa de futebol dessa cidade? Ele viveu nessa farm e nessa noite, foi ele que falou e disse ao director da radio o Oliveira e aos sul-africanos abriu o saco e apontou o o Boaventura Bomba e o Macocola John e outros 4 como autores do disparo contra Orlando. Mais tarde fugiu para a Frelimo o Constantino e é patriota e foi acabar o curso e trabalhar para Portugal atraves da embaixada. Porque nao sabem contar aqui uma estória bem contada, sem vergonha? Constantino sem saber entregou a morte patriotas ou mesmo ele estava do lado errado com os 'bandidos' e compreendeu e emendou. Povo, Moçambique , quer é progresso Independência marxismo ou não nao interessa mas Moçambique honesto como o chorado Samora quis. Não admira esta frelimo menor e sem moral de hoje. Mas espero que o povo um dia vai falar mais alto. Obrigada.
Isménia Cossa
19
Ismail Osman said...
Irmãos de Moçambique, apoio a irmã amiga e companheira Gisela Cumba. Aquele que no alto tudo sabe, Allah, louvado seja o Seu nome, conhece o que se expoe. A corrupcao que todos toca e como o irmao Yaqub Sibindy disse neste chão: o povo está farto só de peixe com legumes e quando mesmo isso consegue. Ninguem por denunciar o que esta mal ou os quem dobram a verdade pode ser acusado gratuitamente e avulso de 'nazi'. Estudei que baste na grande mesquita do Cairo as palavras do Altíssimo e os factos terrenos. Muitos criticaram e bateram-se contra uma minoria que dominou a Europa e infiltrou o Oriente Médio por milenios e não consta que os que contra eles resistiram tivessem uma braçadeira do partido 'nazi' desse Hitler. O Faraó era NNazi? Nabucodonozor babilónico era Nazi? Sargão II ou Senquerib ou os principes Assirios e de Tiro eram nazis? Os europeus da idade média e moderna eram nazis? O Idia amin era nazi? O czar Nicolau II era nazi? Não brinquemos com as palavras.
Eu, Gisela, muitos neste globo, de Riad a Islamabade, de Cairo e Damasco a Al-Quds (Jerusalem) buscamos a VERDADE. E a JUSTÇA SOCIAL. Verdade que é negada pela politica e informação desinformante da globalização e de uma nona ordem mundial. Pelo ocidente alicerçado no judaismo e cristianismo. Há obra social em Moçambique do judaismo? Nao ha. Ha do cristianismo, depois da cruz com espada e chicote, a esmola. Os islamicos nao estao isentos de culpas desde os navios e portos negreiros em Sofala, desde os tempos de Mus-al-Bik. Mas no presente é grande a obra em prol do pilar do sagrado Islao, no trilho do Mahomed - Razulla Allah! - e dos ditames de Allah, louvados os seus 99 nomes!
Mais não digo hoje. Subscrevo em tudo a Gisela o que expos. Mesmo no tocante ao Craveirinha , irmão que hoje deturpam com coisas sem vergonha. Arrepio de ver o sacrilegio do Shidua um blog obsceno na ilustração aos versos.
http://shidua.blogspot.com/2004/11/indice-de-autores-de-moambique.html
http://shidua.blogspot.com/2005/06/amendoins-de-som.html
http://shidua.blogspot.com/2005/06/anjo-do-tempo.html
etc, etc!!! Blasfemia! Admito até o Jardim Perfumado ou "Campos Perfumados" escrito por Muhammad ibn Muhammad al-Nafzawi ou o bíblico Cantico dos Canticos em termos de erotismo, mas isto que ilustra o Craveirinha não é não!

Talvez compreenda a depravação sabendo da ligação do culto homem ao maçonico internacional e luso. Peço mesmo assim na minha çalat matinal Paz e Pureza ao seu espirito.
Allah u Akhbar! Salvemos Moçambique e o seu Povo!
Ismail Osman
20
ue se dez zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz said...
É ironico que Isménia Cossa diga "Notas, Lemanes, Kembos, Serapicaos (Serapiao - ha dois irmaos Serapiao) mereciam chicote ou castigo supremo se papá Samora pudesse?" A verdade é que estas pessoas que voce nomeu nao cometeram nenhuns crimes como o seu papa Samora que mandava matar pessoas a torto e a direito. Parece ter sido e por isto que ele recebeu e mereceu o castigo supremo do céu que lhe custou a vida. Ficou castigado nao ficou? O que voce diz sobre isto.
E voce apoia-o por ter instituido um regime de terror de detençoes massivas dos moçambicanos, prisoes sem qualquer acusaçoes formuladas, fuzilamentos que Matsinhe publicamente louvou quando disse que "fuzilar era pratica da Frelimo" e despacho de milhares de moçambicanos para os campos de re-educaçao onde muitos foram mortos o morreram, que sao, na verdade, campos de concentraçao. Voce sem escrupulos diz que isto é mentira das pessoas que voce nomeou. Como é que podia ser mentira se este blogue nesta coluna colocou uma lei da Frelimo falando de chicotadas e penas de morte que se passavam sem acusaçoes devidas, julgamento em tribunais, defesa dos culpados por advogados. Para si todas estas sao mentiras.
Estamos anxiosos em conhecermos mais detalhes sobre a sua afirmaçao de que o seu papa Samora foi morto pelos seus colegas do partido Frelimo. Aguardaremos que nos forneça tais detalhes, factos e provas neste blogue como os tens nos seus arquivos.
Afinal, voce diz nos agora que aquilo que a Frelimo disse acusando os sul-africanos de serem os culpados é falso e mentira dos seus camradas. Vamos agora registar a sua afirmaçao como sendo a verdadeira versao que, alias, foi tambem feita por um antigo General do apartheid que seus camaradas insultaram e forçaram a comparecer em Maputo para desmentir o que ele tinha dito que Joaquim Chissano estava envolvido na morte do seu papa Samora.
Foi muito prazer em lhe ouvrimos acusar os seus camaradas como corruptos, ladroes e muito mais. Nao sera que ao fazer uma tal afirmaçao, voce esta na verdade a repitir o que muitos leitores tem vindo a colocar neste blogue. Agora nao entendo o que voce esta tentar desmentir e apelida de mentiras.
21
BairroDaCoop said...
Meu caro JJLABORET quanto mails o leio mais concordo consigo. Sempre incisivo, direito ao ponto. Bem haja!
22
JJLABORET said...
DIGITAÇÃO APRESSADA RESULTOU...
Palavras como:
-Pseudo, está como "pesudo";
-É relacionado, está como "erelacionado".
E outros possiveis casos.
Por favor, desculpem-me, entendam a grafia correta.
23
JJLABORET said...
QUEM SABE NO ESPÍRITO DO NATAL!
Cara Dona Ismênia Cossa,
Às vezes chego até perto da compreensão do seu sentimento de revolta!
Analisando melhor seu comentário, apesar de ter batido "duro" em algumas respostas que dei em meus comentários, só agora tento entender que um sofrimento às vezes nos faz disparar palavras que, inconsequentemente atingem terceiros alheios à nossa dor, tal como a senhora fez aqui neste blog.
Do que passei a entender, a senhora está até do nosso lado quando aqui criticamos duramente a atual Frelimo dos tais Guebuzas e pesudos "libertadores", que de fato só libertaram realmente às suas famílias, que hoje andam livremente em carrões luxuosos, e enquanto a nação passa fome e miséria, doenças, o presidente da República tornou-se O MAIOS RICO HOMEM DO PAÍS!!!
Só diverge quanto ao que comentamos sobre a figura do Samora Machel! Vamos entender assim!
Quanto ao seu irmão ter sido segurança da SNAPS, era apenas um trabalhador como outro qualquer. Se não bateu, não torturou nem assassinou ninguém, nada há a desmerecê-lo cara senhora! Não tratamos disso por aqui, quando erelacionado a simples pessoas.
Comentamos apenas o que nos é dado para comentar, e nossa crítica é para aqueles poderosos que vestiram e vestem hipócritamente o manto da história, apoderando-se dela e conspurcando-a com os seus atos. Mesmo a senhora tem conhecimento de quais são tais atos que cometeram e estão cometendo diáriamente.
Agora, vendo melhor, a senhora é apenas uma pessoa que está injuriada, maltratada, revoltada com tudo aquilo que vê, no lugar do que imaginava que veria em vista de todas as promessas feitas e que não se cumprem, ano após ano, e ainda na impossibilidade de pensar como será o futuro de seus filhos, caso já os tenha!
Se realmente a senhora queria expressar uma revolta com o que está a ocorrer com o seu país, e faz uma comparação com os tempos de Samora Machel, claro está que tenta passar a idéia de que para sí eram tempos melhores, e talvez por isso não aceite as críticas que fazemos àquele mandatário. É compreensível.
Mas que não seja por isso que deseje que voltem os tempos do chicote e dos assassinatos sem julgamento, que ocorreram mesmo no período de Samora Machel e que já não ocorrem no período atual.
A senhora fala de "Frelimo heróica"!
Talvez não tenha compreendido que numa estratégia, era necessário fazer passar essa imagem ao povo, como primeiro plano de um objetivo bem planejado. A propaganda eneltecia feitos fantasiosos dos "revolucionários libertadores" despertando sentimentos de "liberdade, independência, igualdade" e demonizava todos aqueles que tivessem esclarecimentos verdadeiros para o que ocorria por detrás do pano do grande circo, como assassinatos, traições ao povo, desvio dos ideais originais, perfídia, mentiras. E Machel foi autor e terminou também vítima de tudo.
Talvez a senhora (como todo o povo simples) foi educada segundo o que diziam, o ódio que propagavam, os "slogans" que proferiam. Não é culpa sua! E acho até que nunca tenha sabido a senhora dos crimes que cometeram aqueles. Talvez saiba apenas da capa que usava o Samora Machel, porém desconheça o seu interior, sua pérfida mente, seu instinto criminoso. Por isso o seu espanto e sua inseperada agressão aos comentadores como um todo, quando nada se tinha dito contra a senhora, sequer sabíamos de sí!
Só para ilustrar, Hitler se dizia imensamente amante do seu povo, tanto que queria separá-lo das outras raças! Tal como Samora Machel que também dizia amar o seu povo. Justificar os assassinatos cometidos a mando de Hitler ou aqueles que caem sobre Samora Machel, sob a razão de que o faziam por gostar demais do seu povo, é excrescência da natureza humana!
E o plano orquestrado teve avante como calculado pela FRELIMO (talvez com Machel à parte) e era simplesmente formar uma casta de privilegiados à parte do restante do povo. E A CASTA ESTÁ AÍ, LOGO À VISTA DE TODOS! E É TODA DA FRELIMO! Alguns ficariam absurdamente ricos, outros remediados e outros tantos com emprego perpétuo garantido às custas dos cofres do Estado, pagos pelo povo, esse mesmo povo que passa fome! NINGUÉM FOI OU É INOCENTE NESSE ESQUEMA, MINHA SENHORA! Estava tudo preparado, premeditado desde o início, que era apoderar-se de tudo o que a terra pudesse dar a sí, em paga do peso da AK-47 que empunharam. Arriscaram suas vidas pela liberdade? Ora minha senhora, arriscaram a vida para um dia serem eles ricos. Cadê a liberdade?
Tal como ladrões que arriscam a vida ao assaltarem um banco: podem morrer ou ficar ricos! É o jogo.
Liberdade... O que é a liberdade?
Liberdade é o feijão na panela, o arroz cozido, um naco de carne, alguma verdura ou uma fruta, crianças brincando barriga cheia, sorriso sem cárie, gestante confiante, escola para os filhos, um emprego para o chefe ou a chefe da família, calçados e roupa para as crianças, escola garantida...e o sorriso de paz da mãe, quando o marido regressa!
Um país que foi jogado na fome e a miséria se aprofunda, NÃO PODE JAMAIS DIZER QUE CONSQUISTOU A LIBERDADE! conquistou a autonomia, o direito de agir como quiser, porém não significando a LIBERDADE! E Moçambique é um país que deixou de ser dependente do colonizador para se tornar escravo! Agora sim é que é escravo! ESCRAVO DOS SEUS LIBERTADORES, QUE NÃO LARGAM O PODER JÁ FALIDO, PARA A GENTE DE IDÉIAS MAIS HUMANAS E JUSTAS! Que paradoxo!
A pátria livre!
Pátria livre? De que serve ter uma pátria tão madrasta...
Onde o "não ter" com o "ter de mais" contrasta?
Pátria onde o governo, os ricos, os libertadores, os patriotas... Riem e cospem na cara dos plebeus idiotas!
Minha senhora,
Creio que se esse meu pensamento for verdadeiro, a senhora queria estar ao nosso lado combatendo contra os atuais ladrões encastelados no poder, manchando os ideais com a corrupção, enriquecimento ilícito, ostentação de luxo desmesurado, ENQUANTO SEU PAÍS AFUNDA NA MISÉRIA, DOENÇA E FOME!
apenas se indignou quando também tocamos na figura do Samora Machel, a quem tem como "santo" por desconhecer-lhe a índole. Passo a respeitar o seu sentimento. Mas creia, os que a senhora aqui acusou, sofreram na carne e são parte da história, queira ou não. Merecem respeito quando expressam também a sua revolta em forma de comentários.
Queria eu que essas palavras escritas tivessem realmente acertado o que realmente tem na alma!
E se não for nada do que pensei, então desconsidere tudo o que está comentado.
Tenha um bom final de ano para começar um novo com mais esperança!
24
JJLABORET said...
Aqui vai um "mea culpa" por uma frase com endereço errado. O comentário seguinte era para a senhora Ismênia Cossa
Não estou aqui para lhe ensinar nada, nem de si tomar lições nem exemplos espelhados do pensamento e das ações de papá Samora Machel, nos quais se orienta.
Como gostaria de vê-la, calças folgadas de cáqui, blusão quatro bolsos e chicote na mão tal como pinta esse quadro:
..."Chamboko, chicote pode ser bom, mesmo para esses moçcambicanos irmaos mas que nunca mais voltaram, fugiram para Canada, Kenia, fizeram confusao sempre, confusionistas, javalismo como dizia Samora."...
Notar a frase:... "como dizia Samora."...
Como se Samora Machel dissesse ou fosse alguma coisa aconselhável após os inúmeros assassinatos cometidos, e outros crimes diversos para além de chicotear seres humanos sem processo nem julgamento, entre tais crimes a infamante concupiscência que o levou a assassinar um dos "camaradas" para lhe tomar à força a mulher, e depois, quando desprezado por ela, também a matar... Esse o seu papá HERÓI!
O que Samora Machel pode ter "dito", sómente serviu e serve à vesga educação da senhora e demais "camaradas"! Tenha pois como bíblia, para sí, tudo o que ele vomitou e que continua fétido até os dias de hoje, MAS NÃO QUEIRA QUE TODOS SIGAM ESSE MESMO CREDO!
Poderíamos tê-la aqui expressando suas idéias, concordando ou discordando, emitindo sua opinião ou confrontando fatos RELACIONADOS AO TEXTO EM EPÍGRAFE ECOLOCADO AO DEBATE, QUAL SEJA:
"""O Assassinato de Orlando Cristina e a Morte dos Irmãos Bomba – Um esclarecimento(2)"""
Ai, os leitores analisariam o seu comentário confrontando-o com os outros e por fim com o texto em epígrafe, e a cada um caberia tirar ilações segundo seus conceitos próprios ou conhecimento real dos fatos. E a senhora estaria aqui, ainda que contestada, confrontada, RECEBENDO TODOS OS RESPEITOS QUE MERECESSE!
No entanto, a senhora sem convincente argumentação, apenas ACUSA com base no que lhe sopram aos ouvidos.
Rio-me aqui! Ao lembrar-me de um papagaio (cujo dono, já falecido, era meu amigo) que recitava algo do Alcorão. Será que sabia o que estava proferindo? Que me diz a senhora que tem prática em recitar o que ouve? Sabe mesmo o que quer dizer?
Não me parece que a senhora tenha vivido os fatos (acontecimentos), de tal forma que possa desconsiderar os relatos de Licos Ivar, Francisco Moisés, Beirense da Manga, QUE FORAM PARTÍCIPES DA HISTÓRIA DE UMA FORMA OU DE OUTRA, DIRETA OU INDIRETAMENTE.
Tal como a Frelimo conta a sua "estória", todos os outros que viveram essa têm também o direito de contar a sua versão! A mais verossímel agradará e será a verdadeira!
Ah!...esquecia-me...
Os tempos atuais exigem muito de quem quer trabalhar! Torna-se necessário um bom estudo para uma boa profissão. Portanto, aconselho-a que volte aos estudos, A NÃO SER QUE O PARTIDÃO LHE ARRANJE UMA ESTACA ONDE COMERÁ AMARRADA! OU QUE JÁ LHE TENHA COMO TAL.

25
JJLABORET said...
COMO FOSSE EU INTELECTUAL
Como tenho certeza de que a Senhora Gisele Cumba não tem acesso aos compêndios de que disponho em minha biblioteca, transcrevo aqui um trecho do Wikipédia, onde o acesso lhe fica mais fácil e portanto basta consultar a qualquer momento:
WIKIPÉDIA
..."Antissemitismo (do alemão Antisemitismus) , em português, significa aversão ou hostilidade contra os semitas, especialmente os judeus[1] como etnia. Inicialmente manifesta como hostilidade de caráter religioso - a exemplo do antijudaísmo do Medievo -, no século XX, na Alemanha nazista, motivou verdadeira perseguição, baseada em doutrinas supostamente científicas."...
Notou que o texto explicativo é claro em dizer que:..."em português", significa aversão ou hostilidade contra os semitas, "especialmente os judeus" como etnia...
Minha língua é o português, minha senhora! Expressei-me nela no meu comentário. Poderia até expressar-me no latim, no francês ou no inglês, mas raramento o faço. Não tem sentido falar ou escrever em outra língua dentro dos PALOPS. Portanto, EM PORTUGUÊS SIGNIFICA "AVERSÃO ESPECIALMENTE CONTRA JUDEUS", entendeu? Sua suposta erudição claudica ante o entendimento geral dado ao termo citado na língua portuguesa. Mas se ainda assim não entendeu, dou-lhe explicação mais clara, para que não pense que sua tosca erudição me pega pelo pé:
Na ciência antropológica, os hebreus, os árabes e alguns povos do norte da África como os etíopes e os núbios, além de outras tribos tanto do Oriente Médio como ainda do norte da África tem origem semita, ou seja, descendem de Sem, um dos filhos de Abraão. ISSO NA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA E NÃO NA DIALÉTICA USUAL, NA LINGUAGEM COTIDIANA!
No português, o termo "anti-semita" é usado quando alguém quer comparar uma pessoa como "NAZISTA" desde que eram esses aversos a TODOS os povos de linhagem semita, fossem judeus, árabes, etc.
DADA A SUA ACUSAÇÃO, CITANDO DIRETAMENTE E COM TAL PEJORAÇÃO A "ISRAELITAS", FIZ UMA PERGUNTA SE "É A SENHORA ANTI-SEMITA" (COMO PODERIA TER-LHE PERGUNTADO DIRETAMENTE SE ERA NAZISTA), E NÃO UMA ACUSAÇÃO DE QUE O SEJA OU O FOSSE! não se amofine! Bastaria dizer enfáticamente NÃÃÃOOOO!!!
Mas não estou aqui para lhe ensinar nada, nem de si tomar lições nem exemplos espelhados do pensamento e das ações de papá Samora Machel, nos quais se orienta.
Como gostaria de vê-la, calças folgadas de cáqui, blusão quatro bolsos e chicote na mão tal como pinta esse quadro:
..."Chamboko, chicote pode ser bom, mesmo para esses moçcambicanos irmaos mas que nunca mais voltaram, fugiram para Canada, Kenia, fizeram confusao sempre, confusionistas, javalismo como dizia Samora."...
Notar a frase:... "como dizia Samora."...
Como se Samora Machel dissesse ou fosse alguma coisa aconselhável após os inúmeros assassinatos cometidos, e outros crimes diversos para além de chicotear seres humanos sem processo nem julgamento, entre tais crimes a infamante concupiscência que o levou a assassinar um dos "camaradas" para lhe tomar à força a mulher, e depois, quando desprezado por ela, também a matar... Esse o seu papá HERÓI!
O que Samora Machel pode ter "dito", sómente serviu e serve à vesga educação da senhora e demais "camaradas"! Tenha pois como bíblia, para sí, tudo o que ele vomitou e que continua fétido até os dias de hoje, MAS NÃO QUEIRA QUE TODOS SIGAM ESSE MESMO CREDO!
A Senhora reclamou, em seu primeiro comentário, da forma e do estilo como os comentaristas opinam neste blog. No entanto, SERPENTEOU COM VENENO NESTE SÍTIO, COMO SE ESTIVESSE ACIMA DE QUAISQUER CONSIDERAÇÕES. Vejamos:
..."O visado deu já ordens ao seu advogado para accionar processo contra o detentor do site por conluio e difamação. untamente com 'Licos Ivar' e 'Beirense da Manga'. Mas não cabe a mim ser porta voz do ex porta voz. Apenas denunciar que o Macua que sigo há muito esta se a desviar do caminho habitual ou talvez nao e a agir a mando de alguem. Mas aqui nao ha informaçao. Há campanha e ódio e vingança de quem diz ser pela democracia em Moçambique e no mundo. Eu sou da Matola, moçambicana de origem, e conheço uns e outros mas vejo que o Sr. Gil está a fazer fretes."...
Já respondi a isso.
Para finalizar este comentário, confesso que sua frase abaixo me deixa confuso:
..."nem so os judeus são semitas, entendidos senhores pseudo intelectuais e preocupados?"...
Já respondi isso logo acima. No mais...
Preocupado com o que de importância sua, formosa dama?
Não tenho eu título de intelectual, e, por não me julgar como tal, não me cai alcunha de "pseudo-intectual"!
Sou engenheiro por duas licenciaturas: Civil e Agrônomo, portanto, quando no campo, um operário daqueles que usam capacete, botas, além de trabalhar no sol e na chuva! Minha ferramenta de trabalho sempre foi a prancheta, a calculadora e algumas versões do AutoCad no computador, e já aposentado, agora cuido apenas de minha empresa de distribuição e venda, concessionária de máquinas e equipamentos para a agricultura, e alguma assessoria em projetos de engenharia civil, o que me dá uma folgada vida de "burguês", como na linguagem usada pela senhora e seus "camaradas" frelimos.
Termino parafraseando a sí, bela dama, por minha parte,
Boa Semana, irmã, vosso JJLABORET.


26
Francisco Moises said...
De maneira como Gisela Cumba comecou o seu ultimo comentario, eu pensava que ela ia desmentir que nao era anti-semita. No Ocidente a palavra ant-semitismo refere-se a odio contra judeus e nao contra arabes. Comprendo o que ela diz quando diz que arabes sao tambem semitas. Sim, os arabes estao na classificacao de povos semitas. Mas depos a senhora Cumba entrou na confusao de querer definir judeus e israelitas ou naose explicou claramente.
Biblicamente falando, os judeus sao israelitas. Mas se se fala em relacao ao estado de Israel de hoje, has mais judeus fora de Israel pelo mundo fora do que em Israel. Ha muitos judeus que nao tem nada a ver o estado de Israel. Sao poucos os judeus que nao se simpatisam pelo estado de Israel.
O que espantou-me e causou me calafrios foi o facto de a senhora Cumba cuspir todo o seu veneno contra os judeus, injentando muitos mitos nos seus ataques contra os judeus -- veneno este que agradaria os Nazis que lhe poderiam lhe dar uma promocao pela sua atitude contra os judeus.
Seja mais humana, senhora Cumba. Pode gostar de e apoiar os arabes como quer, nao e preciso que voce fique descaradamente contra os judeus.
27
Isménia Cossa said...
Mais nao tem que pensar basta ver e perguntar o qe fez o mundo ocidental e democratico para o nosso continente? dinheiro para quem? so corrupcao e comprar mais lacaios. Sim irmaos e camaradas, estimei Samora e venero a memoria deste lider nao corrupto, duro sim, mas verdadeiro hornrado e defendia um povo, o seu povo, o nosso, nos, e nao os estrangeros que sao os mesmos que roubaram ontem e roubam hoje. Fazem cosinhado de poder e droga dinheiro e bons carros e centros comercias, nada para o povo. mesmo zinco, mesmas palhotas sempre e sempre. Frelimo de hoje nao é frelimo dos lutadores, dos combatentes. Meu irmao era Seguranca Snasp e nao tenho vergonha disso, ele nao tem vergonha, e sabe bem e diz e eu tambem, Samora era honesto, duro mas honesto. Por isso foi morto. Pelos seus comparsas que dizem hoje ser democratas. Chamboko, chicote pode ser bom, mesmo para esses moçcambicanos irmaos mas que nunca mais voltaram, fugiram para Canada, Kenia, fizeram confusao sempre, confusionistas, javalismo como dizia Samora. escrevem e dizem so mentira e confusao. é isso que eles dizem, e é preciso denunciar camarada, gritar bem alto - WA WEMBA - É MENTIRA. Notas, Lemanes, Kembos, Serapicaos mereciam chicote ou castigo supremo se papá Samora pudesse ? talvez sim , ou sim mesmo , cada vez duvido mesmo. Queixam dos brancos e portugueses mas o que fizeram eles pelo povo? É ou não é? Matacanhas!
I.
28
Gisela Cumba said...
Bom dia todos. Quando chove e arakavuma cai dizem que vai falar verdade que todos sabem e o que ainda nao aconteceu. E o que
é segredo como que é sagrado. e aqui juntamos tudo que tal como estudei e proferi , sempre está ligado. Alguem se incomodou
ou teve comichão de feijão macaco por falar no monstro até de capitais israelitas. Senhores, logo afirmaram que disse ou era
anti-semita! Xiii! Como falat faz o programa da RM o Sentido das Palavras, sabem ao menos o que é semita? Nem tudo o que é
judeu está em israel, nem todos os israelitas são judeus. Nem só os judeus são semitas. Tive colegas de curso árabes, em
França, são semitas os arabes. eu tenho bons amigos arabes, defendo os arabes e palestinianos e bons amigos islamicos, muitos
islamicos são arabes, todos os povos do oriente medio menos os persas, sao semitas, os do magrebe são semitas, mas oh
senhores! não são judeus, nem so os judeus são semitas, entendidos senhores pseudo intelectuais e preocupados? Posso ser pro
arabe e contra alguma pratica politica e de globalizaçao dos judeus, ou ser acérrima anti-sionista, isso não faz de mim
anti-semita certo? voces so gostam e espalham slogans sem discernimento ou com proposito.
Agora tudo isto entronca no que escrevi num trabalho ainda de curso, a influencia maçónica-judaica na cultura, informação,
economia e politica dos paises lusofonos. E há toda uma linha condutora de uma mafia etnico-religiosa-cultural com mais de
4mil anos a que so o poder emergente de um islamismo ou dos tigres asiaticos se podera opor e não mais o decadente ocidente.
E moçambique será um dos campos dessa batalha.
Há 4 mil anos quando a bíblia judaica e a caballah tiveram as suas raizes, oram beber a mitos e escritos egípcios e outros,
contando sobre uma 'grande irmandade branca' e os seus mistérios. Uma corrente ficou sempre no ocultismo , dai sai o Zohar e
a caballah. Outra corpo formal na tora e enforma principalmente o pentateuco, os primeiros cinco livros da biblia. Em
milenios este povo judeu (milénios antes de hitler e da sua 'raça perfeita, ariana, escolhida') elitizou-se e dizia ser um
povo à parte, escolhido. Com base nisso humilhava os outros, tomaram redeas do dinheiro com o uso do cheque, bancos, metais a
que deram símbolo e valor, joias. Por isso vingaram como ourives tambem e como banqueiros e detentores de produção em massa
de cultura como em holliwwod.
Politicamente infiltraram o antigo egipto e tentaram corroer o reino faraónico. Foram derrotados. Defrontaram assirios e
babilonicos. Foram os primeiros a usar o terrorismo e a matança descrita com propriedade nos feitos de Gideon, de Sansão no
templo - um suicidio para matar oponentes como os suicidas do Hamas. Ou o envenenar das cisternas a volta de jerusalem para
envenenar as tropas de Senaquerib.
O segredo eo ocultismo acompanharam-nos sempre por seculos para operar pela atracçao pelo misterio uma subjugação dos fracos
de espirito. Criaram assim sucessivos movimentos gnosticos e outros. Muitas vezes não se apercebia bem as origens ou fontes
de tais movimentos mas a mao judaica lá estava e está: Templários, também estiveram bem presentes em Portugal. Rosa Cruzes.
Illuminatti. E 'last but not the least' e até ao presente: a maçonaria. Sim, de inspiração e formação judaica e uma das
correntes motoras da rabinice encapotada.
Inimigos sempre da nobreza tradicional e do clero formal católico em Portugal. Por isso Marquês de Pombal maçon
temporariamente nas graças do soberano e de grande poder, tratou de aniquilar a ordem dos Jesuítas que ia denunciando e
contrariando a influencia da corrente a que obedecia o Marquês.
É imensa a lista de politicos portugueses actuais maçõns e que andam de mão dada com a corrupção instalada. Uns assumidos,
outros nao. Uns de origem judaica biológica, outros por ligação a essas seitas misticas criadas pela judiaria internacional.
Sampaio, Soares, Rui Pereira, Socrates, etc etc. Para não falar dos republicanos, quase todos maçons, e do seu braço armado
'terrorista' a Carbonária.
Essa influencia vazou para as possessões em Africa. Em Lourenço Marques na Rua do Porto havia uma antiga casa maçon bem
caracteristica pelos 4 pilares. Exemplo maior? O edificio da escola industrial na 24 de Julho com a V Lenine. E sobre as
pessoas e as gentes que tombaram no poço maçon? É sacrilegio quase falar mas voltamos a isso manos. O colega de curso Ismail
Osman , tembem de Moçambique, Inhambane , conhece bem a verdadeira estoria de Jose Craveirinha, maçon ele tambem! Como um
sobrinho dele Joao fardado ate de judeu sefardita aqui na internet e aí creio ser ele um tal Licos insidioso aqui. Porque so
os simpaticos aos judaicos singram mais na cultura? Mafia? Oportunismo? Nao e racismo, tribalismo xenofobia ou antisemitismo,
não digam tolice.
Verdade é esta terra Moçambique vai ser ou é placa de confronto não de guerra fria leste-oeste mas outra cultural e religiosa
que ultrapassa as nossas fronteiras. Tive criação e educação cristã. Meu amigo e noivo é muçulmano e peço ele vos explicar
melhor. Bom domingo irmãos. Vossa Gisela Cumba

29
JJLABORET said...
A Frelimo está incomodada!
Senhora Gisela Cumba
(admitindo ser esse o seu nome)
Primeiro, ouso dizer-lhe que uma das funções deste blog é a releitura da história a partir de quem dela teve conhecimento ou por razão ou outra dela participou ativa ou passivamente sob quaisquer desígnios e ainda que involuntáriamente ou forçosamente submetido.
Nesse trabalho não há limites de datas, por que fatos de há 35 anos ou mais, que foram jogadas e estão no limbo, justamente por que delas não se pode falar abertamente em Moçambique sem o risco de morte "acidental" (como são classificadas as mortes estranhas).
Não há necessidade de que hajam "fatos novos" quando tais fatos se relacionam com a história, justamento porque a história não perece e está a lume cotidianamente, até nos bancos escolares!
Não estranhe portanto, que aqui apareçam casos de vários anos atrás, por que o blog cumpre a função de procura, de busca da verdade pelo ângulo do expectador e não dos que se apoderaram da história para sí e seus "cumpadres", na certeza de que, inquiridos, esses nunca a contariam de forma real, pois que assim obrigar-se-iam a contar de sí, sua participação, seu envolvimento por ação e omissão nos crimes históricos cometidos.
Fala a Senhora de que está findando uma "tese". Não sei o que poderá sair da sua lavra, apenas imagino que, se sua tese for apresentada e defendida ante os acadêmicos de Moçambique, com toda certeza será aprovada com louvores dos "camaradas" da Frelimo que alí têm pasto! Estão todos a seu nível, até mesmo no seu "português" mal formulado, em que pese não ter encontrado erros sérios de estruturação ou mesmo de gramática.
Para quem necessita da isenção e verdade na tarefa de organização de uma tese, soa muitíssimo estranha essa sua frase:
..."Porque aqui entrar como artigo novo no Macua? Por quem? O visado deu já ordens ao seu advogado para accionar processo contra o detentor do site por conluio e difamação. untamente com 'Licos Ivar' e 'Beirense da Manga'."...
A senhora é mesmo universitária? Estou aqui lembrando que o Francisco Nota Moisés tem se referido a um colégio cujo diretor era um analfabeto! Não é de estranhar.
Para seu governo, o dono do blog é Fernando Gil. Jornalista, intelectual reconhecido, DEMOCRATA, insuspeito. Dificilmente coloca aqui suas opiniões pessoais (e apenas por essas poderia responder), e quando o faz, faz sempre em rodapé distanciado do corpo da notícia ou artigo. De onde o Fernando Gil edita o blog, há a livre liberdade de imprensa, com o que talvez vossa senhoria não esteja acostumada, desde que Moçambique tem uma imprensa acabritada e atrelada ao poder, com apenas uma excessão.
Fernando Gil não deu opinião qualquer. Colocou fatos históricos de domínio público para a análise e o debate de comentadores de vários países, por esta ou aquela razão interessados no dia a dia de fome e miséria (por que não faz sua tese sobre a miséria de Moçambique?) que infelicitam o povo enquanto GOVERNANTES ENRIQUECEM VERTIGINOSAMENTE DO NADA, apenas por terem aberto o caminho da própria riqueza com uma AK-47 russa nas mãos, ou um saco para carregar a cocaína às costas!
Deu órdens ao seu advogado...
Eu estou morrendo de rir!
Se o advogado for mesmo capacitado, fará ver de imediato ao seu cliente que essa é uma causa impossível!
1- Fernando Gil não pode ser acusado de nada, por não ter emitido quaisquer opiniões, apenas veiculando um FATO HISTÓRICO para a análise do PENSAMENTO LIVRE dos leitores do blog.
2 - Licos Ivar e Beirense da Manga são comentadores. Comentadores podem "vagar" na notícia, no fato, no artigo de opinião, viajando livremente segundo seus conceitos, suas convicções filosóficas, seus conhecimentos da causa, e a eles a palavra não se mede por outros parametros, senão por aqueles da liberdade de manifestação de opinião. O comentador pode indignar-se sim, e nessa indignação lhe é permitida resposta dura, entrelaçamento de fatos, agravo, e quando tiverem, a exposição de fatos e contraprovas desmistificadoras, além de meitir conceito também sobre a pessoa ou pessoas sobre quem versam os fatos históricos.
Quem escreve um artigo tem limitações e responsabilidades jurídicas sobre aquilo que escreveu , porém QUEM COMENTA está livre dessa responsabilidade na sua "viagem" conceitual expressa.
Tenho e recomendo sempre aos amigos, por lema, a sentença latina "nolite mittere margaritas ante porcos" que sabe ser "não lançar pérolas aos porcos", por isso acho que já lhe deitei "margaritas" por demais!!!
Porém, não encerro sem antes uma observação de que essa sua frase me deixa intrigado:
..." Já tentou antes investigar sobre os capitais israelitas do monstro de 47 andares que vao construir em Maputo? E as influencias da maçonaria no executivo moçambicano? Dizem 80% já tem aventais maçónicos. "...
É anti-semita, minha senhora? Os chineses e os árabes podem, mas os israelitas não?
Quanto à Maçonaria, pesquise a história dos povos, "madame". Verá que em muitas boas causas a maçonaria esteve presente! Como instituição, nunca em corrupção!
Eu aqui, deste lado carnavalesco e livre do Atlântico, morrendo de rir ao pensar em sua "tese" da aculturação e globalização.
Vá trabalhar em coisa produtiva nesse seu país, preferencialmente na lavoura! Não lhe será difícil estudar agronomia, e a Frelimo lhe "bancará" os estudos!
Assim poderá ser até minha colega na profissão. E confesso, dá pra ganhar um dinheirinho honesto. Mas vai ter que suar um pouco e estragar sua maquiagam, seu carmim, estragar as unhas...
Hoje, dia de natal, cervejinha na mão, não posso bater muito! PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!
JJLABORET, Santos, São Paulo, Brasil


30
V. Dias said...
Estou consigo caro amigo GIL.
Zicomo
31
Francisco Moises said...
Vive la différence! Estas tres palavras da lingua francesa resumem todo o conceito da democracia. Tive uns poucos contratempos neste blogue com muito poucos individuos incluindo este Paulo Oliveira visto que estes em vez de criticarem seriamente o que eu dizia, viravam-se contra mim com insinuaçoes de desrespeito e caracterisaçoes de abuso e desprezo. Isto magoa-me quando as pessoas viram uma conversa e tornam-na de instrumento de odio contra individuos. Inversamente, a maioria dos leitores agradeceram-me por eu ter dado uma outra versao da historia contemporanea de Moçambique que é diferente da dada pela Frelimo.
Fui duro sim contra aqueles que duramente violaram os direitos do povo moçambicano. Isto fi-lo por interesses superiores do povo moçambicano -- estes interesses superiores sendo que o povo tem o direito de ser respeitado, de viver em paz, de ser feliz, de trabalhar por seu proprio interesse e proveito.
Obviamente, isto nao diz que um estado civilisado e de direito nao pode castigar os criminosos. Um governo civilisado castiga criminosos em nome do povo, mas de acordo com uma lei estabelecida e nao fora desta norma.
Ora o que acontecia, e até agora ainda acontece mas nao em escalas samora-escas, era pessoas que eram presas sem terem cometido nenhuns crimes. Tais pessoas eram metidas nas prisoes e muitas executadas sem nenhum processo devido da lei que incluiriam acusaçao formulada, julgamento num tribunal de justiça e o direito do acusado de ter um advogado ou advogados que o defendam.
Nos Estados Unidos, os tribunais seguem um processo devido da lei e isto somente para casos de homicidio pre-meditado. Como o erudito JJLaboret explicou neste blogue, os condenados a pena capital na América por causa de homicidios sao condenados assim depois dos tribunais estarem completamente satisfeitos de que ha provas que nao deixam nenhuma sombra de duvida que os individuos premeditaram os crimes de que sao acusado.
Isto nao quer dizer que mal que alguem é senteciado a pena capital, do tribunal logo se leva esta pessoa para ser executada na cadeira electrica ou por injecçao letal. Deixa-se muito tempo e espaço, que é para permitir que haja apelos e rejulgamento dos casos e para que possa aparecerem provas que atenuem ou mitiguem a responsabilidade ou mesmo demonstrem que o condenado nao é quem cometeu o crime.
Isto se faz para evitar erros humanos. Pois, nos séculos passados houve erros de identidade e identifiçao em muitos paises agora democraticos onde os acusados e sentenciados a morte foram pessoas que nao tinham nada a ver com os crimes de que eram acusados. E foram executados.
Como o ilustre JJLaboret esclareceu neste blogue, os governadores estatais nos Estados Unnidos tem o direito e o poder de anular as penas capitais. E para se descobrir depois que op! o verdadeiro criminoso estava a se esconder num celeiro ou que tinha fugido de Portugal e era um grande empresario na Inglaterra!
Todo este processo acima descrito nao era verificado no regime de Samora Machel. Milhares e milhares de individuos eram apanhados nas ruas e enviados para as prisoes ou para os campos dito re-educaçao.
Obviamente, num pais como a França, alguns grandes mestres da literatura fizeram campanha contra a pena capital. No século 19, o ilustre Victor Hugo ja condena a pena capital e a vergonha do uso da guilotina no seu pequeno romance "Le dernier jour d'un condamné (O ultimo dia dum condenado)." No século 20, Albert Camus escreve "L'Étranger" tambem contra a pena de morte e o uso da guilotina. A pena da morte na França foi anulada no regime do presidente François Mitterrand na década de 1980.
E mesmo assim de acordo com o meu professor na Universidade, ele proprio um frances, quando estudava aquelas obras na classe, a guilotina nao se usava indiscriminadamente antes dela ser abolida. Talvez uma vez por ano e passavam anos quando ela nao se usava.
Como os leitres sabem, a guilotina era o instrumento de execuçao durante a Revolucaço francesa (1789-1793) tendo era degoladoo o rei Luis XVI e os proprios tiranos da Revoluçao Robespierre, Saint Juste e outros quando a contra revoluçao virou o regime ultra revolutionario de Robespierre. A guilotina tambem cortou o pescoço do Dr. Guilotine,o seu inventador, durante a revoluçao francesa.
Depois desta divagaçao, gostaria de apelar a Gil para nao se preocupar com esta acusaçao de que voce usa Moçambique para todos para fomentar intrigas. So uma pessoa ameaçada é que pode dizer isto e os que sao ameaçados parecem ser aqueles que vivem com medo por aquilo de mau que fizeram.
Aos poucos leitores e comentaristas que o fazem,gostaria de apelar que debatam o que aparece e nao se virem de argumentos para fazer campanhas de odio contra pessoas por nao gostarem dos seus argumentos. Se nao podem fazer isto, que se calem. Calar-se é tambem uma virtude e um direito democratico
32
Fernando Gil said...
Cara amiga(se me permite) Gisela Cumba
Não é meu costume personalizar estes comentários. De qualquer modo estarei disponível quando e se para tal for solicitado.
Mas suponho que o "engulho" maior de algumas pessoas, são as quatro mil visitas diárias de média ao "MOÇAMBIQUE PARA TODOS", sendo que cerca de 50% de Moçambique.
Festas Felizes
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
33
Gisela Cumba said...
Boa tarde. Conheci por razões diferentes alguns dos participantes destas discussões que devem ser sadias. Conheço dois dos visados nestes escritos e alguns dos que não mais estão connosco. Sei que o antigo porta voz da Renamo Oliveira tem estado em Andorra onde lhe telefonei. Ajudou imenso em informatica no final da minha tese. Relatei por palavras poucas o que começou aqui a ser dito desde 21 de dezembro em que sem razão nem factos novos se referem a morte de Orlando Cristina. O recorte noticioso é de há mais de 4 anos e foi já relatado em imprensa sul-aricana, portuguesa e outra. Porque aqui entrar como artigo novo no Macua? Por quem? O visado deu já ordens ao seu advogado para accionar processo contra o detentor do site por conluio e difamação. untamente com 'Licos Ivar' e 'Beirense da Manga'. Mas não cabe a mim ser porta voz do ex porta voz. Apenas denunciar que o Macua que sigo há muito esta se a desviar do caminho habitual ou talvez nao e a agir a mando de alguem. Mas aqui nao ha informaçao. Há campanha e ódio e vingança de quem diz ser pela democracia em Moçambique e no mundo. Eu sou da Matola, moçambicana de origem, e conheço uns e outros mas vejo que o Sr. Gil está a fazer fretes. Já tentou antes investigar sobre os capitais israelitas do monstro de 47 andares que vao construir em Maputo? E as influencias da maçonaria no executivo moçambicano? Dizem 80% já tem aventais maçónicos. A minha tese incidiu muito nessa area da aculturação e da globalização. Conhecimento e Verdade devem suplantar racismos, servilismos e derrotar a estupidez. Por quem corre Gil, Licos, e Beirense da Manga?
34
candido latino said...
Caro Paulo:

-Esqueci-me de dizer-te algo: Eu nunca fui inimigo da Frelimo.Quando houve necessidade de criticar à Frelimo, Fiz abertamente.Agi dessa maneira porque estvive ciente que a Frelimo era e é feita de seres humanos e como tal poderiam tambem cometer erros.Não agi dessa maneira porque eu amasse à Frelimo...Criticava à Frelimo porque amava(adorava) e ainda amo e adoro o País.No passado a Frelimo não aceitava criticas, porem hoje já aceita criticas. Nao é bom? Nenhum País do mundo se desenvolve se os lideres não aceitam criticas. A Frelimo reconhece isto.Caro Paulo,estamos em 2010 quase 2011. Procure de pensar doutra forma. Nem sempre quem critica é um inimigo ou um lacaio .Nunca me associei aos sul-africanos ou rodesianos.Eu, como moçambicano tenho o direito de criticar qualquer governo que estiver a governar Moçambique.Não preciso de ouvir seus insultos ou sugestoes.Se um dia Moçambique conseguir tiver a democracia que Portugal tem-direi que consguimos obter o objectivo. Nao é pela Frelimo que digo isto mas sim para Moçambique.
Abraço e Boas festas

3 comentários:

Anónimo disse...

Dear Sirs! you look: - get Kamagra online pharmacy - Kamagra erfahrungen :.Kamagra UK express and tablets review Super Kamagra - Kamagra te koop :.Kamagra tablets usa - australia kamagra supplier - super Kamagra online bestellen :.uk viagra kamagra or no prescription kamagra overnight - Buy Kamagra Generic medicine :.Kamagra Oral Jelly without rx ...!!! With kind regards
..::::::::..
Сумы доска объявлений - Сумы Бесплатная доска объявлений :.доска объявлений г.Сумы

Anónimo disse...

In fact, internet provides worth praising shopping opportunities and offers ample options for discovering and selecting what you
desire. However, if the supplier is based outside of the United
States, you should make sure that you know about the laws and regulations involved
in importing products from abroad before you attempt to
get some supplies from that supplier. People acquire these items by purchasing t reduced prices from big box stores items that have been
overstocked.

Also visit my blog post roupas on line

Anónimo disse...

The report offeгѕ pгovеn beneficial to myself.
It’ѕ rеally useful and yοu're certainly really well-informed in this area. You have got opened up my personal eye to be able to varying opinion of this kind of matter along with intriquing, notable and reliable content.

Feel free to visit my webpage; Valium